Oi e bem vindo ao 1 nariz! Se você chegou até aqui e ainda não está inscrito, vou te ajudar com isso:
Pois! Este projeto que comecei em 2020 está chegando na reta final. Nada melhor do que anos de isolamento social e um mundo rachando ao meio para me fazer tirar do papel um projeto. É a reta final da escrita — sabe-se lá quanto tempo leva para circular os meandros de um processo editorial. Um dado que espero descobrir rapidinho, porque minha primeira reunião com editora foi na semana passada :D
Na verdade, a coisa inicia em semente lá para 2011, quando comecei a me interessar sobre perfumes e me dei conta que existe pouquíssima coisa publicada. Assim mesmo, publicada em geral. Se considerar publicada no Brasil, falta mais ou menos tudo.
Meu palpite informado é o seguinte. A profissão de perfumista ainda se faz no formato mestre-aprendiz. O processo é dentro da indústria — graduações mesmo, existem duas no mundo — mas o grosso da coisa se passa nessa relação, de forma oral e prática, portanto. Sendo este um mundo de gente bem grande e de dinheiros mais ainda, em que não existe patente para fragrância, tudo passa a ser diferencial competitivo. Resulta que a informação é tratada como segredo industrial. E a gente fica se virando como consegue. Mas não se eu puder impedir!
Desde agosto do ano passado estou trabalhando em conjunto com a Suh, minha agente literária (!!!), que tem o papel de segurar minha mão, me dizer palavras afirmativas, fazer respirar fundo e também combinar comigo o que eu vou escrever/revisar para a semana que vem.
É um livro para o leigo e para quem já enfiou o nariz em muita flor, em muita comida, chateou vendedor em loja, tem repertório e nesse caminho criou uma memória olfativa. Por enquanto não vou contar muito para não dissipar a energia (não julgue meu misticismo), mas vou avisando de todos os avanços.
Este é o primeiro envio desta temporada, com 6 episódios semanais. O arquivo do Substack está aqui e tem 10 anos de conteúdo no 1nariz.com.br. Até a semana que vem!
Você já fala como um escritor, Denis. Vai ser um sucesso!
Saudades de suas postagens descrevendo os perfumes de forma tão original e competente. Se essa característica passar para a escrita, e vai, será diferenciado!
ansiosa!!